Que Star Wars é um fenômeno mundial isso não tem como negar e nem é novidade, porém após uma repercussão não muito boa com a trilogia sequel, a Disney e a Lucasfilm precisavam trazer algo novo para esse universo, que fizesse o famoso “hype” por Star Wars voltar às alturas.
Ao invés de novos filmes focando nas tramas dos Jedi e da família Skywalker, a bola da vez foi apostar em séries que olhavam para o chamado universo expandido. Para quem não sabe o que seria esse universo expandido, são temas secundários que são pouco ou nada abordados durante filmes, que por muitas vezes não fazem parte da trama principal.
As séries não são uma novidade para o mundo de SW, entre 2003 e 2005 a Cartoon Network em parceria com a LucasFilm (dona dos direitos da franquia na época), lançaram Star Wars: Clone Wars. Série em 2D que se passava entre os Episódios II e III que teve uma boa recepção, mas que não faz parte do cânone do universo (matérias que fazem parte da linha do tempo oficial).
Mas a primeira série de grande sucesso veio em 2008, com Star Wars: The Clone Wars, que também abrangia os eventos entre os episódios II e III, porém mais aprofundada e em dessa vez em com visual em 3D, até agora foi a mais longa dessa franquia, tendo tido sua temporada final somente em 2020, isso por conta de um grande hiato entre a sexta e a sétima temporada(última). Em paralelo, e já nas mãos da Disney, era exibida também em 3D Star Wars Rebels, que mesmo não tendo o mesmo apelo de Clone Wars, também teve boa repercussão, se passando entre os episódios III e IV.
Vendo o potencial que as séries tinham e o apelo do público em ver novas histórias desse universo além das já contadas nos longas, a Disney anunciou a primeira série em live action da franquia, The Mandalorian. Passando 5 anos após a queda do Império, entre os episódios VI e VII, a série foi um completo sucesso, e hoje é considerada a “galinha dos ovos de ouro” da Disney. Superando as expectativas, a empresa do Mickey começou massivas produções de séries, tendo lançado desde 2018 Obi-Wan Kenobi, Star Wars: The Bad Batch (2D), The Book of Boba Fett, Andor, Star Wars: Visions (2D), Star Wars Resistance e Tales of The Jedi. E também outras já confirmadas como Ahsoka e Star Wars: Skeleton Crew.
Além de tudo isso as séries The Mandalorian, The Book of Boba Fett e Ahsoka, se passam de maneira simultânea, fazendo com que os personagens das três séries possam realizar o famoso “cross over”, como já fizeram em outras oportunidades nas duas primeiras produções mencionadas.
Isso mostra que as séries em Star Wars atualmente para muitos, tem o mesmo tamanho e apelo de alguns filmes da saga. Com esse contínuo sucesso, cada vez mais séries e mais temporadas devem ser produzidas e quem ganha no fim das contas (além da Disney, claro) são os fãs dessa galáxia muito, muito distante.