A primeira temporada de Ashoka chegou ao fim deixando ótimas impressões, tendo uma aprovação de 86% por parte da crítica e 70% por parte do público no site Rotten Tomatoes. A série faz parte do trio que compõe o chamado “Mandoverso”, que engloba O Mandaloriano, O Livro de Bobba Fett e Ashoka, séries que se passam simultaneamente.
O principal ponto da série talvez tenha sido a expansão que ela deu para o universo de Star Wars, pois foi enfim foi apresentada uma nova galáxia nas mídias visuais da franquia. Nos livros e quadrinhos, já foram mencionadas criaturas de outras galáxias, como os Grysk, mas nada havia sido mostrado ainda em filmes e séries (que são o principal produto da franquia), o que abre muitas portas para o futuro da franquia, apresentando novos planetas, espécies e jornadas.
Apesar de já ter sido mostrada em episódios de O Mandaloriano e O Livro de Boba Fett, a Togruta (espécie da personagem) foi realmente apresentada para o grande público na sua própria série. Porém, quem já viu a personagem em outras produções, como A Guerra dos Clones, Star Wars Rebels e Histórias dos Jedi teve uma experiência ainda maior, entendendo toda a carga e bagagem da personagem. Especialmente devido a participação de seu antigo mestre, Anakin Skywalker, interpretado por Hayden Christensen, o mesmo ator que interpretou o personagem nos filmes O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith.
Um outro fator que está presente na produção, são as referências, em especial para os fãs de cultura nórdica, o maior exemplo são os nomes de Baylan Skoll e Shin Hati, no qual, Skoll e Hati são os lobos que devoram o sol e a lua no ragnarok do mundo nordico. Além dessas referências, há também uma sobre O Senhor dos Anéis, envolvendo a transição de Gandalf cinzento para o branco, fato que também acontece na série de Ashoka em determinado momento.
Claramente teremos uma segunda temporada, até porque muitas coisas ficaram em aberto para serem respondidas posteriormente. No geral, Ashoka entrega, se não o melhor, o mais expansivo conteúdo de Star Wars mostrado em mídia digital.
Nossa recomendação é que para uma experiência mais completa, tente assistir as séries de A Guerra dos Clones e Star Wars Rebels (respectivamente nessa ordem), pois isso dará um entendimento muito maior sobre a ex-Jedi, mas caso precise optar por assistir apenas uma, veja a primeira que já será uma experiência bem mais completa.